Calgary, Toronto ou Vancouver, qual cidade escolher para morar no Canadá?

Você está visualizando atualmente Calgary, Toronto ou Vancouver, qual cidade escolher para morar no Canadá?

Em um artigo recente que fizemos, exploramos os custos de vida em Calgary, Vancouver e Toronto. Pudemos perceber que a cidade de Calgary, localizada na província de Alberta, leva vantagem por apresentar custo de vida mais baixo, principalmente no quesito moradia, que é o item que mais pesa no orçamento. Além disto, esta província tem a menor taxa sobre compras do Canadá (GST), que é de apenas 5%. Outro ponto positivo que Alberta apresenta é que, em Outubro de 2018, o salário mínimo passou a ser $ 15,00 por hora, o mais alto do Canadá, no momento. Caso queira ler este artigo na íntegra e se informar mais sobre os custos de vida nestas cidades, clique aqui.

Agora, colocando um pouco de lado a análise mais racional e financeira, vamos falar um pouco sobre o estilo de vida, clima e aspectos culturais de cada uma destas cidades. Afinal de contas, nada como escolher a cidade que mais tem o seu perfil.

A grande vantagem é que em qualquer uma destas cidades, você sera muito bem recebido. O Canadá é conhecido por respeitar as diferenças e os imigrantes são muito bem acolhidos. Em todas as cidades você vai encontrar muitos imigrantes, já que o Canadá tem mais de 7 milhões de habitantes estrangeiros (21% da sua população), sendo 29 mil brasileiros.

De acordo com o Censo de 2016, Toronto tem a maior população de imigrantes, 47%. Vancouver não fica muito distante com 42% de imigrantes, sendo 71% deles de origem asiática, a maior concentração do Canadá. Já Calgary tem 31% da sua população formada por imigrantes.

Vancouver é uma cidade muito turística e territorialmente menor, sendo assim, mais fácil de se locomover. Por isto, a bicicleta é um meio de transporte muito comum, até porque a cidade tem uma extensa rede de ciclovia. Vancouver é uma cidade litorânea, localizada na costa do Pacífico, e é rodeada por montanhas.

Vancouver
Vancouver

Toronto é uma cidade muito dinâmica e multicultural, uma mistura de cidade movimentada com belezas naturais. Ela é representada em muitas fotos pela CN Tower, uma torre de 500 metros de altura. Com muitas atividades de lazer e com um leque gastronômico enorme, a cidade não para. Ela é considerada a capital financeira do Canadá, e muitos comparam o seu ritmo com a cidade de São Paulo, no Brasil.

Toronto
Toronto

Já a cidade de Calgary, como muitos costumam dizer, é uma “cidade de interior”, mas, ao conhecer melhor a cidade, percebe-se que de interior ela não tem nada. Calgary oferece  tudo que uma grande cidade tem e precisa, como redes de supermercados, diversos shoppings, amplo leque gastronômico, atividades de lazer, shows, exposições e muita gente jovem. É uma das cidades que mais cresce no Canadá e está localizada próximo das Rocky Mountains, onde você encontra os mais lindos lagos canadenses, parques nacionais e estações de esqui. O setor de energia, gás e petróleo é, sem dúvida, o ramo que move a cidade.

Calgary
Calgary

População

Quando analisamos a população das três cidades, considerando a região metropolitana, Calgary é a menor delas. Toronto tem a maior densidade, ou seja, grande concentração de pessoas por km2.

Toronto é também a mais populosa. Calgary apresenta baixa densidade e uma extensão territorial próxima a Toronto, o que mostra a sua oportunidade de crescimento. Calgary foi também a que mais cresceu em termos populacionais versus o último censo de 2011 – 14% de crescimento.

  • Toronto: População: 5.928.040 / Densidade: 1.003 habitantes/km2 / Área: 5.905 km2 (6.2% de crescimento versus o último censo de 2011)
  • Vancouver: População: 2.463.431 / Densidade: 854 habitantes/km2 / Área: 2.882 km2 (6.5% de crescimento versus o último censo de 2011)
  • Calgary: População: 1.392.609 / Densidade: 272 habitantes/km2  / Área: 5.110 km2 (14% de crescimento versus o último censo de 2011)

 

Emprego

A taxa de desemprego do Canadá está em 5,8%.  Seguem as taxas provinciais obtidas em outubro de 2018:

  • Ontario: 5.6%
  • British Columbia: 4.1%
  • Alberta: 7,3% (Apesar de já ter melhorado significativamente, o mercado ainda está em recuperação devido a recém crise de petróleo enfrentada pela cidade)

A sede da maioria das empresas canadenses e multinacionais estão localizadas em Toronto, com exceção da sede das empresas de petróleo que ficam, normalmente, em Calgary. A Amazon, por exemplo, tem grandes chances de se instalar em Toronto, podendo abrir diversas vagas de emprego na cidade.

Em Vancouver, profissionais da area de comércio exterior, portuária e tecnologia da informação são muito requisitados. Em Calgary, a principal indústria é a de Energia, Óleo e Gás, por estar localizada em região petrolífera. Como Toronto tem empresas de diferentes ramos, as áreas de atuação são mais genéricas.

Algumas profissões, como na área da informática, por exemplo, apresentam grande demanda em todas estas cidades.

Clima

Vancouver tem o clima mais ameno das 3 cidades, o que proporciona muitas atividades ao ar livre, apesar de chover com muita frequência e não ter tantos dias ensolarados como Calgary, que é conhecida por ser a cidade do sol tendo, aproximadamente, 300 dias de sol no ano.

Já Toronto, tem o clima mais úmido, neva bastante e é bem mais frio do que Vancouver. Em Calgary, as temperaturas no inverno podem ser bem baixas, mas o clima é muito seco, por estar perto das montanhas, e por isto a sensação térmica não é tão baixa.  A cidade tem o famoso fenômeno Chinook (fenômeno natural que aumenta a temperatura), que sempre chega para dar uma aliviada no frio durante o inverno.

No verão, é só alegria em todas as cidades! As temperaturas costumam a chegar e muitas vezes a passar dos 30º graus.

Locomoção

Todas as cidades contam com transporte público de qualidade e pontual, que ajudam a desafogar o trânsito, principalmente na hora do rush. Além disto, em todas elas o uso da bicicleta é muito incentivado, principalmente em Vancouver, que tem o clima mais ameno. Sem contar que no Canadá as pessoas andam muito a pé, mas muito mesmo. O transporte público não deveria ser um fator a ser ponderado na sua decisão, pois eles costumam ser muito eficientes em todas as cidades.

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto: Melina Daleva

 

Fontes:

Economic Dashboard Alberta Government

Statistics Canada

Census 2016