Imigração Canadense Depois de 40 anos

Você está visualizando atualmente Imigração Canadense Depois de 40 anos

Tenho chances de imigrar para o Canadá depois dos 40?

Essa é uma pergunta que é feita com frequência por muitos brasileiros. A dúvida é válida, visto que o programa federal de imigração canadense mais procurado, o Express Entry, favorece mais aqueles que tem idade entre 20 e 29 anos. No quesito idade, estes candidatos recebem a pontuação máxima (100 pontos para casados e 110 para solteiros). A partir dos 30, o candidato começa a perder uma média de 5 pontos a cada aniversário. A perda maior acontece depois dos 40 anos, quando a pontuação diminui drasticamente, menos 10 pontos a cada ano. Aos 45 anos, o candidato já não recebe nenhuma pontuação pela idade.

E agora, não posso mais imigrar? 

Mesmo sem receber nenhuma pontuação pela idade, ainda assim é possível conseguir uma pontuação boa pelo Express Entry. Embora mais difícil, o sonho de receber um convite à residência permanente (ITA – Invitation to Apply) se realiza para muitos candidatos que já tem acima de 40 anos.

Além do nível de escolaridade e experiência de trabalho, o conhecimento da língua inglesa e francesa se torna ainda mais importante. O governo valoriza muito os candidatos que possuem um bom nível de inglês e francês. O que muitos não sabem é que o conhecimento do francês (CLB 7) pode dar ao candidato 42 pontos adicionais. Para alguns, estes pontos adicionais são justamente o que falta para receber o ITA. Enquanto o inglês e francês ajudam muito o candidato principal, o cônjuge apenas pontua com o conhecimento de uma das línguas. Portanto, cônjuge, escolha a língua que você tem maior fluência e invista na pontuação máxima (CLB 9).

O estudo e trabalho no Canadá são também excelentes opções! Não só contribuirão muito com a pontuação do Express Entry, mas poderão ajudar o candidato a se inserir no mercado de trabalho.

O programa dá entre 15 e 30 pontos pela formação acadêmica canadense e 35 pontos por 1 ano de trabalho high skill (NOC 0, A ou B). Quanto mais tempo de trabalho, maior será a pontuação. O máximo é de 70 pontos por 5 anos de trabalho.

É válido observar que o trabalho para o Express Entry não pode ser obtido durante os estudos, apenas após graduação, através do conhecido PGWP – Post-Graduate Work Permit. Dependendo do curso e instituição de ensino, o estudante poderá obter o PGWP, tendo este validade máxima de até 3 anos. Devido ao incentivo que o governo oferece para estudantes internacionais e seus familiares, o cônjuge do estudante pode trabalhar durante os estudos e ganhar pontos para o Express Entry, caso seu trabalho seja tempo integral e high skill.

Uma vez trabalhando no Canadá, a possibilidade de conseguir o apoio de um empregador para sua residência permanente se torna mais tangível. Muitas empresas têm interesse em manter seus funcionários qualificados, apoiando seu processo de imigração. É possível obter entre 50-200 pontos com o apoio do empregador.

 

Programas Provinciais

Se, mesmo depois dessas alternativas de estudo, trabalho, inglês e francês, você ainda não alcançar uma pontuação boa pelo Express Entry, ainda existem as opções provinciais. Grande parte dos programas provinciais não tem restrições de idade.

Apesar do Express Entry ser o programa mais atraente devido ao seu tempo de processamento (aproximadamente 6 meses), as províncias possuem inúmeros programas para reter estrangeiros que possam contribuir para o crescimento de sua economia. Alguns deles, inclusive, podem te dar até 600 pontos em seu perfil do Express Entry. Ou seja, você ainda se beneficiará de um processo rápido.

Algumas províncias, como Nova Scotia e Saskatchewan, por exemplo, têm programas que não exigem oferta de trabalho canadense e são voltados para candidatos que possuem experiência de trabalho em profissões especificas. Essas profissões variam de acordo com o programa e podem mudar sem aviso prévio. O intuito é incentivar a vinda de profissionais que possam contribuir em áreas que apresentam escassez de trabalhadores qualificados. É válido lembrar que, por esses programas não exigirem oferta de trabalho canadense, eles têm uma alta procura e abrem e fecham muito rapidamente, às vezes, em poucas horas.

As vantagens que alguns programas de imigração apresentam, quando comparados ao Express Entry, são que, além do nível de inglês exigido muitas vezes ser menor, alguns deles são voltados para trabalhadores que não tem experiência de trabalho high skill mas que trabalham no Canadá como caminhoneiros, recepcionistas e arrumadeiras de hotel, mão-de-obra, entre muitos outros.

Incentivo à Imigração

Uma coisa é certa, o governo canadense depende de trabalhadores estrangeiros qualificados, independente da idade, para manter a sua economia em crescimento. No dia 31 de outubro de 2018, o Ministro da Imigração Canadense, Ahmed Hussen, anunciou o plano de imigração para 2019-2021.  O plano prevê receber 330,800 novos imigrantes em 2019, 341,000 em 2020 e 350,000 em 2021. Os números anunciados foram bem maiores do que o previsto. Portanto, se você tem mais de 40 anos e quer morar em um país com excelente qualidade de vida, não desista do seu sonho.

O governo possuí inúmeros programas federais e provinciais de imigração. Recomendamos que entrem em contato conosco para analisarmos detalhadamente o seu perfil e oferecermos recomendações de acordo com seus objetivos. Será um prazer ajudar!

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck