O Canadá possui 10 províncias e 3 territórios. Cada um deles possui inúmeros programas de imigração, voltados para quem deseja morar permanentemente na respectiva província, contribuindo para o crescimento de sua economia.
Os programas provinciais são voltados para trabalhadores qualificados, estudantes graduados, investidores, fazendeiros, entre outros. Anualmente, o governo federal concede a cada província um número limite de nomeações, que podem ser oferecidas aos candidatos que se encaixam em um destes programas específicos. Caso o candidato receba uma nomeação provincial, ele precisará também enviar um processo para o governo federal a fim de obter sua residência permanente.
Alberta (Edmonton)
Alberta, sede dos parques nacionais mais visitados do Canadá, Banff e Jasper, a província possui as principais empresas petrolíferas do país e outras multinacionais, bem como diversas empresas financeiras e de telecomunicações.
British Columbia (Victoria)
British Columbia, conhecida por suas belezas naturais, tem sua economia voltada para recursos naturais como minério e silvicultura, bem como o turismo.
Ontario (Toronto)
Ontario, província mais populosa e de maior economia no país. Possui uma grande indústria de minério, manufatura e automobilística – uma das mais fortes de todo o continente americano.
Manitoba (Winnipeg)
Manitoba, com sua economia em constante crescimento, é uma das líderes nacionais da indústria agrária do Canadá.
Saskatchewan (Regina)
Saskatchewan, a maior fornecedora de urânio do mundo, tem a economia baseada na agricultura, mineração e energia.
New Brunswick (Fredericton)
New Brunswick, única província oficialmente bilingue, é considerada uma das maiores produtoras de madeira do Canadá, bem como a maior produtora de papel de jornal do país, tem como suas principais fontes de renda a manufatura, o turismo, a silvicultura, a mineração e a pesca.
Nova Scotia (Halifax)
Nova Scotia é a segunda menor província do país. Possui como principais indústrias a agricultura, pesca, mineração, silvicultura e extração de gás natural.
Prince Edward Island (Charlottetown)
Prince Edward Island, a menor província em tamanho e população, é uma das maiores produtoras nacionais de batatas do país, bem como uma grande produtora de leite e carne bovina.
Newfoundland and Labrador (St. John’s)
Newfoundland and Labrador – A maior parte da população desta província mora na ilha de Newdoundland a ilhas vizinhas. A maior parte de seu PIB é proveniente de suas indústrias de pesca e plataformas offshore de exploração de petróleo e gás.
Yukon (Whitehorse)
Yukon faz fronteira com o Alaska e possui o menor território em tamanho e população. Sua economia é baseada na mineração e turismo.
North West Territories (Yellowknife)
North West Territories é um território bastante remoto no norte do Canadá. Possui grandes reservas de recursos naturais como diamantes, gás natural e ouro.
Quebec (Quebec City)
Quebec é a única província onde a língua principal é o francês. É a maior província em área e a segunda mais populosa. Sua economia é voltada para o serviço, manufatura e recursos naturais.
Nunavut (Iqaluit)
Nunavut, região remota no extremo norte do Canadá, faz fronteira com Greenland. Economia voltada para mineração, como ouro, diamante e prata.