Levando seu bichinho de estimação para o Canadá

Você está visualizando atualmente Levando seu bichinho de estimação para o Canadá

Para colocar em prática nossos projetos de vida, é preciso um bom planejamento. Não é diferente quando estamos tratando do grande projeto Canadá!

Consultoria em pleno vapor, documentos sendo providenciados, o coração pleno da certeza de imigrar, mas, espera um pouco… e quanto ao seu querido pet? Nada mais justo do que incluir aquele que também é um membro da família nesse planejamento.

Como é bem sabido, o Canadá é um país que demonstra muito respeito e compaixão pelos animais. Contudo, é imprescindível estar atento aos requisitos estabelecidos pelo país a fim de tornar mais seguro e responsável esse fator do seu projeto de imigração.

A seguir, compartilhamos algumas dicas de como tornar tranquila a vinda do seu amigão para solo canadense:

  • Transportando seu pet:

É prioritário se informar sobre as regras estabelecidas pela Cia Aérea a respeito do transporte do animal de estimação. Esse é o momento de definir se o bichinho poderá ir na cabine do avião ou no compartimento de carga viva, qual deve ser o tamanho da kennel/bolsa/gaiola na qual o pet deverá ser colocado, se haverá taxas extras por seu transporte, etc.

Por exemplo, a Air Canada estabelece que, uma vez suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seus kennels/bolsas/gaiolas, cães e gatos poderão ser acomodados a bordo abaixo do assento da frente. Lembrando que o transporte do seu pet contará como um item padrão na franquia de bagagem de mão. A empresa também cobra uma taxa de USD$ 100,00 (dólares americanos) para o transporte internacional desses animais. Segue link para maiores detalhes: http://www.aircanada.com.br/beta/info/default.aspx?pageid=20

desde que sejam suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte abaixo do assento da frente. Por favor, lembre-se que um animal de estimação em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte contará como um item padrão na sua franquia de bagagem de mão.desde que sejam suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte abaixo do assento da frente. Por favor, lembre-se que um animal de estimação em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte contará como um item padrão na sua franquia de bagagem de mãodesde que sejam suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte abaixo do assento da frente. Por favor, lembre-se que um animal de estimação em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte contará como um item padrão na sua franquia de bagagem de mão. desde que sejam suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte abaixo do assento da frente. Por favor, lembre-se que um animal de estimação em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte contará como um item padrão na sua franquia de bagagem de mão. desde que sejam suficientemente pequenos para caber e permanecer confortavelmente em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte abaixo do assento da frente. Por favor, lembre-se que um animal de estimação em seu kennel/bolsa/gaiola apropriado para o transporte contará como um item padrão na sua franquia de bagagem de mão.

Normalmente, o limite de vagas para inclusão do animal dentro do avião é bem pequeno, em torno de duas a quatro vagas no total. Se antecipar nessa consulta é um fator determinante para o sucesso da sua viagem. Afinal, você não quer ser surpreendido na hora de embarcar com seu querido bichinho, não é mesmo?

  • Documentação necessária:

O Canadá exige que os animais vindos do Brasil estejam com a vacina antirrábica em dia, tendo em vista que o Brasil ainda não é considerado livre da doença. É interessante levar seu pet com antecedência ao veterinário para fazer um check up, tentando evitar qualquer problema no momento da entrada no Canadá e até mesmo em seu processo geral de adaptação. O cartão de vacinação deve estar bem preenchido e com vacinas tomadas a pelo menos 2 meses de antecedência da data da viagem. Segundo o National Animal Health Program, o cartão de vacinação deve:

  • Estar em inglês ou francês;
  • Ser emitido e assinado por veterinário licenciado;
  • Ter a identificação do animal (raça, cor e peso);
  • Constatar que o animal está vacinado contra a raiva;
  • Indicar a data de vacinação;
  • Indicar o nome, número de série e o fabricante da vacina; e
  • Especificar a validade da imunização (caso contrário, será considerada a validade de um ano da data da vacinação).

Também deve ser solicitado ao médico veterinário o atestado sanitário do seu animal, o qual também deve ser feito em português e inglês, emitido e assinado por veterinário licenciado, além de certificar que o animal nasceu no Brasil ou esteve no país de origem no período de seis meses antes de entrar no Canadá. É com esse atestado que você conseguirá o CZI – Certificado Zoossanitário Internacional. O CZI é um documento expedido pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), por meio de postos distribuídos em aeroportos, portos e em pontos de fronteira. Somente com esse documento é permitida a entrada do seu pet no Canadá. Atenção! O CZI tem validade de apenas 10 dias. O tempo deve ser planejado e utilizado de forma precisa!

Link do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): http://agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil/sair-do-brasil

  • Pet Friendly:

Na busca do imóvel para morar no Canadá, é necessário considerar que nem todos os condomínios aceitam animais. Inclusive, são poucos os chamados Pet Friendly. Recomendamos que faça uma pesquisa entre os possíveis imóveis antes mesmo de escolher a cidade onde vai morar, pois algumas cidades oferecem poucas opções disponíveis para esse tipo de demanda e até mesmo não aceitam alguns tipos de animais.

Apesar da pouca oferta de imóveis Pet Friendly, muitos canadenses e imigrantes possuem animais de estimação e as cidades dispõem de infraestrutura própria para o lazer dos pets.

Seguem alguns links úteis para locação de imóveis no Canadá:

https://www.rentfaster.ca/

https://www.kijiji.ca/

  • Inspeção:

A Canada Border Services Agency (CBSA) é a responsável pela inspeção do animal recém-chegado em solo canadense. A inspeção acontece no próprio aeroporto por um inspetor da CBSA, e tem um custo de CAD $30,00 + taxas. Diferente da Austrália, país bastante rígido em relação à entrada de animais, o Canadá é um país bem mais flexível. Não exige a quarentena dos animais, nem microchip ou tatuagem de identificação, não obriga a informar previamente sobre a chegada do animal, e apenas faz uma verificação de existência de sinais de doença aparente.

Importante!

Não é permitido levar comida para dar ao pet no avião.

Em alguns casos, vale a pena considerar levar um calmante prescrito pelo médico veterinário, visando um melhor bem-estar para seu bichinho.

Caso decida manter seu pet no Brasil até se estabelecer no Canadá (período em torno de um mês), é importante se prevenir quanto aos custos adicionais e demais detalhes específicos. De certa forma, é também uma opção prudente, uma vez que teria mais tempo disponível para sua fase inicial de adaptação.

Segue o link do site oficial do Canadian Food Inspection Agency para maiores informações sobre entrada de animais no Canadá:

http://www.inspection.gc.ca/animals/terrestrial-animals/imports/policies/live-animals/pets/eng/1326600389775/1326600500578

PS: Uma vez em solo canadense, talvez considere importante ter um plano de saúde para seu pet. Se esse for o caso, recomendamos que entre em contato com empresas especializadas de forma antecipada, e se informe a respeito dos preços e opções de cobertura disponíveis. Seguem links de algumas empresas que oferecem esse serviço aqui no Canadá:

https://www.gopetplan.ca/

https://www.petsecure.com/

https://www.petsplusus.com

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” – Mahatma Gandhi

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Camila Gueiros