5 motivos para imigrar para o Canadá

Você está visualizando atualmente 5 motivos para imigrar para o Canadá

Dentre vários fatores, elencamos os 5 principais motivos que farão você querer se mudar para o Canadá e ter a qualidade de vida que tanto sonhou. Confira abaixo:

 

1. Saude pública

Um dos principas e mais importates benefícios que o Canadá oferece é a saúde pública. Não somente a saúde pública em si, mas o fato de ser muito bem estruturada, com serviço de qualidade e totalmente gratuito para a população. Todos têm acesso aos mesmos médicos e hospitais, independente da sua classe social. Os exames também são cobertos por este sistema público. Cada indivíduo é atendido por um médico de família, que lhe encaminha para um especialista, caso haja necessidade.

Odontologia, fisioterapia e alguns serviços oftalmológicos não estão inclusos no sistema público de saúde, devendo ser, portanto, pagos a parte. Nestes casos, você pode optar pagar pelo serviço avulso, ou, caso tenha um plano de saúde particular, poderá obter reembolso. O plano de saúde particular pode ser oferecido pela empresa que você trabalha ou você pode adquirir um, que normalmente tem preços bem acessíveis. O valor do reembolso costuma ser alto, podendo até passar de 80%, dependendo do tipo de serviço que foi realizado e do plano que você tem.

O sistema de saúde é regido por província, podendo haver diferenças, de acordo com a que você reside. A maioria dos colleges oferece planos com preços acessíveis para estudantes internacionais, que já tenham ou não o direito ao serviço de saúde pública.

Caso queira saber melhor como funciona e como fazer para aderir o seguro de saúde público na província de Alberta, por exemplo, clique aqui e confira na íntegra o artigo que publicamos recentemente sobre este tema.

 

2. Escola pública

A partir dos 5 anos de idade, a criança tem acesso a escola pública, até o término do high school, que corresponde ao colegial no Brasil. Até os 5 anos, as opções são pagas. Os pais têm a opção de matricularem seus filhos em pré-escolas, creches “day cares”, ou ainda “day homes”, uma creche familiar, oferecida em casas residenciais e que possuem um custo mais baixo. Caso opte por um “day home”, escolha um devidamente registrado.

As universidades e colleges não são pagas pelo governo. Como não existe vestibular, como no Brasil, parte do processo de admissão é baseado nas notas que o estudante teve durante o “high school”. Cursos mais requisitados exigirão notas maiores. Testes de inglês, como o TOEFL ou IELTS Academic, são exigidos para estudantes internacionais.

O Canadá foi eleito em 2019 pelo U.S. News and World Report’s – Best Countries como o 3º melhor país em educação entre 80 países.

 

3. Natureza

Cercado por uma natureza exuberante, o país acolhe muito bem os esportes de montanhas, tais como escalada, hiking (caminhada nas montanhas), ski, snowboard, etc. Acampamentos ao redor da natureza também são realizados com frequência. A convivência com os animais é pacífica, porém zelosa, e muito bem observada pelas autoridades, que emitem sinais de alerta, quando localizam a presença de algum animal perigoso na região, como o urso.

Um dos principais parques ecológicos e protegido pelo Canadá fica na província de Alberta, o Parque Nacional de Banff.

 

4. Diversidade cultural

O Canadá necessita de mão-de-obra estrangeira para manter a sua economia em alta. O país é muito grande territorialmente e sua população não é suficiente para manter o crescimento econômico. Por esta razão, o governo segue incentivando a imigração de profissionais qualificados para o país. Atualmente, 22% da população é composta por imigrantes, e isto traz uma enorme diversidade cultural. Cheio de festivais culturais e restaurantes com comidas típicas do mundo inteiro, os imigrantes podem matar a saudade de sua culinária natal. Diversas comunidades estão espalhadas por todo país, sempre realizando eventos em prol de sua cultura. O Facebook possui muitos grupos comunitários, onde há a troca de dicas e informações, que ajuda os recém-chegados. As diferenças culturais são bem aceitas e o imigrante se sente muito bem-vindo e acolhido no país.

Imigrantes provenientes da Ásia correspondem a metade dos imigrantes do Canadá, sendo China, Índia e Filipinas os países com maior presença no país.

 

5. Segurança

O índice de criminalidade no Canadá é baixíssimo e a polícia é vista com frequência, muitas vezes à paisana. No mais recente levantamento feito pela ONU em 2016, O Canadá apresentou taxa de homicídio de 1.5%. Já os Estados Unidos apresentaram uma taxa de 6.5%, enquanto o Brasil, no mesmo período, teve uma taxa de 31.3%.

A baixa taxa de homicídios do país elencou o Canadá como o 6º país mais pacífico do mundo, de acordo com o estudo do Índice Global da Paz de 2018.

 

Todos estes fatores resultam em uma excelente qualidade de vida, e é por isto que o Canadá é um dos destinos mais procurados para se viver! Venha você também para o Canadá!

 

Sobre o Canadá

36 milhões de habitantes

10 províncias e 3 territórios

Renda per capita $ 48.390,00

Capital: Ottawa

Maior cidade: Toronto

 

Fontes:

https://www.usnews.com/news/best-countries/overall-rankings

Statistics Canada:

https://www.statista.com/topics/2814/crime-in-canada/

https://www.statista.com/statistics/526539/canada-us-homicide-rate/

Índice Global da Paz:

https://countryeconomy.com/demography/global-peace-index

 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto:

Melina Daleva