Estudo e Imigração no Canadá

Você está visualizando atualmente Estudo e Imigração no Canadá

Federal Skilled Worker (FSW)

A residência permanente, em alguns casos, pode ser obtida sem a necessidade do estudo canadense. O programa federal de imigração Federal Skilled Worker (FSW), por exemplo, aceita experiência de trabalho tempo integral, high skill (NOC 0, A, B), obtida fora do Canadá. Além de outros fatores, o candidato precisa ter inglês avançado. Desde janeiro de 2015, quando este programa passou a ser gerenciado pelo sistema do Express Entry, o candidato, após se qualificar no programa, recebe uma pontuação, que é baseada em fatores como: idade, nível de escolaridade, nível de inglês e/ou francês, anos de experiência de trabalho internacional, entre outros. O nível de escolaridade do cônjuge, bem como seu nível de inglês ou francês, também contribui nesta pontuação. O governo canadense convida a imigrar os candidatos que possuem pontuação mais alta. Esse convite ocorre, normalmente, duas vezes ao mês. clientes da Entry Canada conseguem esta pontuação alta e recebem um convite do governo sem nunca ter estudado, trabalhado, ou mesmo visitado o Canadá. Para estes, o processo é mais rápido, pois eles já saem do Brasil com sua residência permanente.

Mas o que acontece com os candidatos que querem imigrar mas não possuem esta pontuação alta, ou até mesmo não se enquadram no programa do FSW? Alguns conseguem, ainda estando no Brasil, aumentar sua pontuação. Isso pode acontecer com uma nota mais alta de inglês, uma pós-graduação, mais tempo de experiência de trabalho, entre outras possibilidades.

 

Post Graduate Work Permit (PGWP)

Outros candidatos precisam estudar e trabalhar no Canadá para obter uma pontuação alta suficiente para serem convidados. O governo incentiva a vinda de estudantes internacionais de várias formas, entre elas: dando pontos extras para estudantes internacionais graduados no Canadá e oferecendo um tipo de permissão de trabalho (PGWP – Post Graduate Work Permit), de até 3 anos, após o estudante terminar os seus estudos. Vale ressaltar que é muito importante escolher seu curso e instituição educacional com cuidado e seguir todos os requerimentos estipulados pelo governo para usufruir desta permissão de trabalho após os estudos.  Além dessas vantagens, o candidato pode trabalhar 20 horas semanais durantes seu estudo acadêmico e tempo integral durante as férias, o que certamente ajuda com todas as despesas de estudo e moradia. O cônjuge do estudante pode acompanhá-lo com uma permissão de trabalho, que lhe permite trabalhar tempo integral durantes os estudos.

 

Canadian Experience Class

O Express Entry também gerencia um outro programa federal de imigração, Canadian Experience Class, voltado para aqueles que possuem no mínimo 1 ano de experiência de trabalho canadense, período integral, high skill, nos últimos 3 anos. Este ano de experiência de trabalho conta muitos pontos para o Express Entry. O estudante internacional pode obter esta experiência após se formar, com o PGWP. Seu cônjuge tem a vantagem de poder obter esta experiência com sua permissão de trabalho, durante o período de estudos do cônjuge.

O estudo no Canadá, além de contribuir com a pontuação para o Express Entry, também ajuda muitos estudantes a se inserirem no mercado de trabalho, uma vez que uma graduação canadense é muito bem vista aos olhos dos empregadores. O network que o estudante faz durante o curso também é outro fator bastante positivo, visto que muitos empregos são “encontrados” através de referência de colegas e professores.

 

Estágio co-op

Alguns programas de estudo possuem um componente de estágio (co-op). Alguns clientes da Entry Canada já conseguiram uma oferta de trabalho permanente durante este estágio. Ou seja, as vantagens do estudo no Canadá vão além da imigração. E, se seu objetivo final não é a imigração, os estudos obtidos em um país, que é referência internacional de qualidade de ensino, certamente contribuirão para seu crescimento profissional, após seu retorno ao Brasil.

 

Provincial Nomimee Programs (PNP)

Não podemos deixar de mencionar que muitas províncias, sabendo dos benefícios que os estudantes podem trazer para sua economia, também oferecem programas de imigração voltados para estudantes internacionais graduados no Canadá. Esses estudantes, como mencionado acima, tem uma possibilidade maior de se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, gerando um retorno econômico provincial maior e mais rápido.

Como, para a maioria, este é um processo a longo prazo, o ideal é averiguar qual é a melhor estratégia, de acordo com o seu perfil, e traçar as metas necessárias para realização de seus objetivos. As possibilidades são inúmeras e os perfis bem variados. O apoio de um profissional competente, regulamentado pelo governo, conhecedor das leis da imigração, pode fazer toda a diferença.

 

Texto: Juliana Dueck

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com