É Possível Conseguir a Nomeação Provincial do Brasil? Confira no Artigo

Você está visualizando atualmente É Possível Conseguir a Nomeação Provincial do Brasil? Confira no Artigo
É Possível Conseguir a Nomeação Provincial do Brasil

Todos os anos milhares de brasileiros imigram para o Canadá em busca de uma melhor qualidade de vida. Apesar do Canadá incentivar grandemente a imigração de estrangeiros, o governo, tanto a nivel federal e provincial, busca profissionais que contribuam com o crescimento de sua economia.

O programa federal de imigração, Federal Skilled Worker, que faz parte do famoso Express Entry, leva em consideração a experiência de trabalho high skill (NOC O, A, B) obtida fora do Canadá, permitindo que muitos candidatos concorram à residência permanente morando ainda em seu país de nacionalidade.

Ao se qualificar no programa, o candidato recebe uma pontuação (comprehensive ranking system), que é baseada em fatores como: conhecimento de inglês/francês, nível de escolaridade, idade, experiência de trabalho, conhecimento de inglês ou francês do cônjuge, nível de escolaridade do cônjuge, entre outros.

O governo federal convida um número específico de candidatos, normalmente a cada 15 dias, a enviar seu processo de resiência permannete (ITA – Invitation to Apply). Apenas os candidatos com a pontuação mais alta são convidados a enviar seu processo de residência permanente. O problema que alguns candidatos encontram é que, apesar de se qualificarem no programa e estarem concorrendo com outros, eles não possuem uma pontuação alta suficiente para receber o ITA. Neste caso, eles precisam aumentar sua pontuação, e uma das formas é receber uma nomeação provincial.

O governo de Alberta possui varios programas de imigração (Alberta Immigrant Nominee Program). Em específico, ele possui um programa de imigração voltado para quem tem um perfil criado no Express Entry, Alberta Express Entry Stream. Temos um outro artigo que explica como este programa funciona e quais são os requisitos básicos para o candidato se qualificar. Confira em detalhes https://entrycanada.com/blog/imigracao/programa-provincial-de-alberta-vinculado-ao-express-entry/

Conversamos com a Mayra Aquino (Perfil IG: @mayraaquino), cidadã brasileira que recebeu uma nomeação provincial pelo governo de Alberta sem nunca ter morado no Canadá. Confira como foi a sua experiência!

Por qual programa você entrou no Express Entry?

Criamos um perfil no Express Entry pelo programa Federal Skilled Worker

Qual era a sua pontuação?

Nossa Pontuação era 447

Qual é a sua área e o seu nível de escolaridade?

Sou formada em administração com pós graduação em gestão de agronegócios.

Qual foi a sua nota no IELTS General?

Listening 8.0

Reading 9.0

Writing: 7.0

speaking 7.0

Qual NOC utilizado para o seu processo?

1241 – Administrative Assistant

Quantos anos de experiência profissional você utilizou em seu processo?

Comprovei 7 anos de experiencia no NOC acima

 Seu cônjuge contribuiu com pontuação adicional, como nível de escolaridade, conhecimento de inglês ou francês?

Meu cônjuge contribuiu com nível de escolaridade. Ele já era formado em Engenharia Civil, e fez uma pós graduação para ganhar mais alguns pontos.

Você tinha algum vínculo com Alberta ou com o Canadá? Parentes, experiência de trabalho, estudo?

Não temos nenhum vínculo com a provínvia de Alberta ou com o Canadá. Nenhuma experiência de trabalho nem estudo.

Poderia nos contar como foi a sua “timeline”?

Quando você criou o seu perfil?

Criamos o perfil em 27/04/2019

Quando você recebeu o “Expression of Interest” de Alberta?

31/07/2019

Em quanto tempo você enviou a documentação?

Juntei toda a papelada e enviem em 08/08/2019

Após enviar a documentação, quanto tempo demorou para receber a nomeação provincial?

No processo de Alberta, eles costumam mandar 1 email avisando que receberam seu envelope (muito depois da real data de entrega de documentos) e outro com a confirmação ou negativa da nomeação.
Recebemos o 1º email, confirmando recebimento de documentos, em  13/09/2019 e o email da confirmação da nomeação em 25/09/2019

Após receber o ITA e enviar a documentação, quanto tempo levou o seu processo, para receber o visto de PR?

Nosso ITA foi em 02/10/2019. Demoramos um pouco para submeter todos os documentos, pois precisariamos viajar para os exames. Então nosso AOR (Acknowledgement of Receipt) foi 06/11/2019. O PPR (Passport Request) chegou em 06/03/2020. Exatos 4 meses de processamento.”

Caso não tivesse recebido a nomeação provincial de Alberta, quais eram os seus planos para aumentar a sua pontuação no Express Entry?

Fazer um college no Canadá

Você tinha interesse por mais alguma província ou apenas Alberta?

Demonstramos interesse por várias provincias. Alberta, BC, Ontario, Manitoba, Nova Scotia…

Tem mais algo importante sobre a sua trajetória que queira nos contar? 

Eu havia criado um perfil como solteira (eramos noivos na época) em abril de 2018, porém ainda sem CLB 9 no IELTS. Portanto, eu tinha apenas 413 pontos. Em julho de 2018 consegui o CLB9, mas ainda não estavamos casados, então não atualizei a nota de inglês no perfil. Continuei com os 413 pontos.  Não queríamos casar correndo só pra resolver o plano Canadá. Assim, passamos parte de 2018 sabendo que poderíamos receber nosso ITA em todas as chamadas, pois ja tínhamos 447 pontos. Mas resolvemos não atualizar o perfil para não ter que casar as pressas ou ter que adicionar o marido no meio do processo em andamento. Em fevereiro de 2019 casamos, sem pressa, do jeito que sonhavamos. E logo em seguida atualizei o status civil e nota do IELTS nesse perfil que já tinha e chegamos nos 447 pontos. Dessa data em diante, nossa nota não valia nada, pois a nota de corte subia cada vez mais. Nosso perfil expirou em abril de 2019 e no mesmo dia eu ja criei outro perfil (nesse perfil tive a brilhante ideia de demonstrar interesse pela provincia de Alberta e aceitar que visualizassem meu perfil e entrassem em contato conosco). Porém, vendo 6 meses de sorteios altíssimos, resolvemos partir para o plano college e marcamos o IELTS academic para Agosto de 2019. Mas pouco antes da data da prova, recebemos a NOI (Notification of Interest) de Alberta, apostamos todas as fichas e nem fui fazer a prova.

Passamos nossa Lua de Mel no Canadá e ficamos apaixonados pelo país. Estamos com voo marcado para Agosto para fazermos um Soft landing. Vamos voltar para o Brasil ainda para finalizar projetos e compromissos de trabalho e junho de 2021 mudaremos para Calgary.

 

O fato de a Mayra ter experiência de trabalho na área administrativa contribuiu para ela ter recebido uma nomeação do governo de Alberta, visto que esta área de trabalho tem alta demanda na província. Não se esqueça de checar nosso artigo sobre o Alberta Express Entry Stream para obter maiores detalhes sobre o programa.

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck

Entrevistados: Mayra Aquino e André Sant’Ana – Perfil IG: @mayraaquino