Trabalho de TI no Canadá

Você está visualizando atualmente Trabalho de TI no Canadá

O Trabalho de T.I no Canadá,  De acordo com o ICTC (Information and Communications Technology Council), é o setor que mais cresce no Canadá. Em 2018, o aumento do índice de emprego de todos os setores da economia canadense foi de 1.3%, enquanto apenas a área de TI teve um crescimento de 3.8%.

Devido a necessidade constante de mão de obra qualificada, o número de imigrantes que trabalha no setor de TI, no Canadá, cresceu de 30 para 39% nos últimos anos. Este número tende a continuar aumentando.

Em 2018, a taxa de desemprego de imigrantes profissionais na área de TI foi de apenas 2%, se comparada aos demais setores da economia, que teve um total de 6.3%.

Entrevistamos nosso cliente, Fernando Fecher, que veio para o Canadá em 2017 com o visto de estudos para cursar o programa de pós-graduação “Cyber Security and Computer Forensics”, em Ontario, concluído em 2019. O Fernando já possuía formação em Ciência da Computação obtida no Brasil. Ele tem anos de experiência na área de TI e compartilha conosco como foi a sua trajetória para se inserir no mercado de trabalho canadense.

TI no Canadá
TI no Canadá

 

Quanto tempo de experiência de TI no Canadá você tem em sua carreira e em quais áreas você já trabalhou?

Tenho 28 anos na profissão de TI e já trabalhei nas mais diversas atividades, desde gerencia de projetos para criação dos mais diversos tipos de produtos de tecnologia, passando por áreas de projetos e implementação de produtos para clientes na área de CRM (Customer Relationship Management), arquiteto de soluções para grandes clientes, gerencia em pré-vendas de Software para o Brasil e para a América Latina na área de Administração de Sistemas, Information Management e Segurança da Informação. Por mais que possa parecer que eu tenha trabalhado com muita coisa, não trabalhei com quase nada do que pode se considerar a abrangência total da carreira de TI. Contudo, claro, depois de pouco mais de ano e meio no Canadá, já deu pra ter uma boa idéia de salário, das atividades, das grandes empresas, quem são meus clientes, que preferencias por qual atividade tenho, o que gosto mais, enfim, já deu pra ter um bom mapeamento.

Um dos ângulos que olho nessa área é pela relação provedor de produtos e serviços de tecnologia versus consumidor de produtos e serviços de tecnologia. Meu gosto pessoal sempre foi trabalhar em empresas provedoras de produtos e/ou serviços de tecnologia, aliás trabalhei toda minha carreira deste lado. Você acaba sendo um especialista em algum tipo de produto ou solução, mas tem a possibilidade de tralhar com muitas empresas diferentes.

Qual é o seu trabalho atual no Canadá?

Atualmente estou trabalhando como consultor de Segurança da Informação, em uma empresa especializada em serviços de Segurança, como Resposta a Incidentes, análise Forensics, Dark Web, testes de penetração. A quantidade de diferentes empresas e indústrias que eu tenho visitado é enorme, nos mais diversos lugares do Canadá. Em alguns casos a consultoria é de 1 a duas semanas, mas outras vezes as consultorias são mais longas de 1 mês ou mais, mas sempre tenho a oportunidade de trabalhar com clientes diferentes.

Com o conhecimento que você tem, você poderia ter optado por outras áreas de TI, no Canadá?

O outro lado que eu poderia ter escolhido seria trabalhar em uma empresa consumidora de produtos e serviços de tecnologia, com sua área fim em outra atividade, como seguradoras, bancos, empresas de telecomunicações, varejo, enfim, todos usam TI. Claro que uma boa empresa pra trabalhar, sempre será uma boa empresa para se trabalhar, independente da indústria de atuação, mas por eu ser um profissional de TI, sempre optei para trabalhar em uma empresa provedora de TI, minha visão é que nossa carreira acelera por estarmos em uma empresa cuja área fim, é justamente nossa atividade e não uma atividade como finaças, seguros ou telecomunicações. Decisão esta que fiz desde o início de minha carreira no Brasil, e que trouxe pra cá para justamente focar nesta aceleração.

TI no Canadá | Em sua opinião, como escolher a cidade canadense para trabalhar na área de TI?

Vancouver, Toronto, Montreal, Otawa, Calgary… Enfim, qualquer cidade tem empresas interesantes e boas para se trabalhar, contudo a análise que fiz e faço é muito mais voltada ao mercado no Canadá do que propriamente a atividade de tecnologia. Ora, se estou empregado em uma empresa provedora de serviços e produtos de tecnologia tenho que estar num local onde existam empresas grandes para vender meus produtos e serviços, e se estou do lado do consumo da tecnologia, certamente estarei num local onde existam grandes empresas para eu me desenvolver. Minha decisão de vinda se deu mais na análise do mercado e a esolha da cidade mais desenvolvida do que uma análise de que TI é melhor nesta ou naquela cidade. Pra resumir, as grandes empresas estão em Toronto, capital econômica do país, e as grandes provedoras de tecnologia como IBM, Oracle, SAP, Microsoft, as grandes consultorias… enfim, todas tem suas sedes em Toronto. Tem filiais em outras cidades? Tem boas empresas em outras cidades? Claro que sim, mas minha opção foi Toronto por ser a capital econônica do país. Talves, para desenvolvimentos de jogos ou aplicativos, Vancouver esteja com mais demanda que outras.

Em sua experiência, qual área de TI possui maior oportunidade no mercado de trabalho Canadense? 

Como uma profissão com pouquíssima diferença de país para país, ou quase nenhuma diferença, as oportunidades estão maiores nas tecnologias e temas do momento, como BigData, Inteligência Artificial, Segurança, entre outras. Falta muita gente nessas áreas “novas” se é que se pode dizer assim. Estou em Segurança e a demanda por bons profissionais é gigantesca. Como está carente de gente esse mercado. São áreas com grandes complexidades em seus projetos, que com isso, faz-se necessário profissionais não somente com um bom conhecimento técnico mas também com atitude positiva, bom relacionamento e trabalho em equipe, organizado, estruturado, focado, consiga liderar situações, enfim, no fundo não é nada diferente do Brasil.

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com