Trabalhe no Canadá como cuidadora de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e obtenha a tão sonhada residência permanente

Você está visualizando atualmente Trabalhe no Canadá como cuidadora de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e obtenha a tão sonhada residência permanente

O Canadá necessita de mão de obra estrangeira para suprir a carência de cuidadoras de crianças, idosos e de pessoas com necessidades especiais. Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam trabalhar temporariamente no Canadá ou mesmo imigrar.

Devido a carência de mão de obra para cuidadoras de crianças, idosos e de pessoas com necessidades especiais (caregivers), o governo canadense oferece programas de imigração voltados exclusivamente para esses trabalhadores – Home Child Care Provider Pilot e Home Support Worker Pilot.

O primeiro passo na obtenção desta experiência de trabalho canadense é encontrar uma família que esteja procurando este serviço. Devido a alta demanda por profissionais qualificados, você pode procurar uma vaga de trabalho em sites voltados para caregiver e até em grupos de Facebook.

Os programas Home Child Care Provider e Home Support Worker são programas de residência permanente voltados para quem têm 2 anos de experiência de trabalho canadense tempo integral (mínimo 30 horas semanais) nesta área. Porém, enquanto você não tem os 2 anos de experiência de trabalho, você pode solicitar, através destes programas, uma permissão de trabalho. Para isso, você precisa ter:

  • Oferta de trabalho como caregiver (NOC 4411 ou 4412)
  • Teste oficial de inglês IELTS G com um Canadian Language Benchmark (CLB) de 5
  • 1 ano de formação acadêmica de nível superior, em qualquer área, acompanhado da equivalência do diploma – Education Credential Assessment (ECA)
  • Comprovação de experiência de trabalho nesta área. Esta experiência pode ser em seu país de origem.

Estes programas apresentam algumas vantagens se comparados aos programas antigos para caregivers.

  • Permissão de trabalho não vinculada a um empregador específico. Ou seja, você pode utilizar a mesma permissão de trabalho e mudar de empregador, caso desejado.
  • Visto de trabalho para cônjuge acompanhante e visto de estudo para filhos dependentes. Desta forma, sua família pode lhe acompanhar durante o seu trabalho no Canadá.

 Conversamos com Letícia Soares (Perfil IG: @caregivers_brazil_canada), que trabalha como caregiver (babá) no Canadá, e ela nos contou como foi sua experiência. Letícia é formada em Engenharia da Produção e, no Brasil, trabalhou por 4 anos com Supply chain, além de ser professora de matemática em escola pública, dando aulas para crianças de 7 a 15 anos.

Entry Canada: Por que desejou trabalhar no Canadá?

Pela oportunidade de imigrar através do programa de caregiver, ganhar em dólar, e oportunidade de conhecer melhor a cultura canadense e desenvolver o inglês.

Entry Canada: Como ficou sabendo sobre a possibilidade de trabalhar como Caregiver?

Uma amiga comentou comigo. Eu vim para o Canadá inicialmente para estudar inglês, soube do programa e apliquei daqui do Canadá mesmo, e troquei de visto dentro do Canadá de turismo para trabalho.

Entry Canada: Como você achou a vaga de trabalho?

Grupos de facebook. Busquei por palavras-chave como “moms & nannies in Canada”

Entry Canada: Quantas horas por semana você trabalha como caregiver, e cuida de quantas crianças?

Com a primeira família, com quem trabalhei de novembro de 2018 a fevereiro de 2020, eu trabalhei 40 horas semanais. Com a segunda família, com quem trabalho desde agosto de 2020, são 30 horas semanais. Ambas as famílias têm três crianças.

Entry Canada: Você precisou morar no local de trabalho ou tinha sua própria residência?

Apenas precisei morar com a primeira família. Atualmente, moro em minha própria residência.

Entry Canada: Você tinha experiência como caregiver antes de vir pro Canadá?

Não como caregiver exatamente, porém, para comprovar experiência de trabalho, eu apresentei: carta do empregador da escola que trabalhei, cursos de primeiros socorros, curso de ressuscitação pulmonar e um certificado de intercâmbio no EUA de 3 meses onde trabalhei em um acampamento de verão.

Entry Canada: Você já tem sua residência permanente? Conseguiu através do programa para Caregivers?

Ainda não. Faltam 5 meses para eu completar os 24 meses requeridos pela imigração. Mas já apliquei para o programa em outubro de 2019 e recebi o AOR – Acknowledgment of Receipt em dezembro de 2019.

*AOR – Acknowledgment of Receipt é um documento oficial do governo que comprova o recebimento do seu processo.

Entry Canada: Acha que o mercado no Canadá tem boas oportunidades para quem quer trabalhar com Caregiver?

Sim, com certeza. Tem muitas vagas.

Entry Canada: Esta profissão é melhor remunerada do que no Brasil?

Se comparar caregiver no Brasil versus caregiver no Canadá, sim. Ambos ganham próximo ao salário-mínimo. Sendo no Brasil cerca de R$ 4,50 e, no Canadá, $14 em média.

Entry Canada: Por favor comente algo que ache pertinente e que não foi listado nas perguntas.

O programa é para todos que tenham os requisitos, e mesmo se o candidato não tiver, é só correr atrás e consegui-los. A experiência de trabalho que precisa comprovar pode ser através de cursos de primeiros socorros, carta de trabalho, carta de voluntário e, quanto mais, melhor. Para homem, a maioria das vagas são para cuidar de idosos. E se a pessoa tiver filhos e cônjuge, eles poderão vir acompanhando com permissão de estudos e visto de trabalho consequentemente. (Claro que se todos forem elegíveis).

Segundo a Letícia, estes são os 5 top sites de vagas para quem busca trabalho nesta área.

Se você tem interesse em trabalhar no Canadá como caregiver, entre em contato conosco. Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá.

📩info@entrycanada.com
📲 +1 (403) 829-0085

Entrevistados: Leticia Soares  – Perfil IG: @caregivers_brazil_canada