Transporte público e locomoção em Calgary

Você está visualizando atualmente Transporte público e locomoção em Calgary

Muitos imaginam Calgary, localizada na província de Alberta, como uma cidade de interior, que poderia se equiparar em termos populacionais a Campinas, em São Paulo. Entretanto, a diferença marcante é que Calgary possui uma estrutura de uma grande cidade, inclusive em termos de transporte. Considerada a terceira maior e melhor cidade do Canadá, com 1.235.171 habitantes, a cidade é plana e proporciona boas caminhadas enquanto se aprecia a paisagem ao redor. Calgary ainda conta com 400 km de faixas de bicicleta que, além de ajudar na atividade física, também contribui para o meio ambiente. Mesmo nas avenidas, os ciclistas são muito respeitados e vistos como mais um meio de transporte nas ruas, tendo que obedecer às mesmas regras de trânsito dos demais.
Porém, principalmente no inverno, o frio contribui para a busca por uma opção mais aquecida, como o transporte público, opção esta mais utilizada pela facilidade, comodidade e conforto que oferece.

Uma das melhores opções é a linha ferroviária. O trajeto do trem é feito pela superfície da cidade e é muito bem coordenado por semáforos ao ter que atravessar por avenidas movimentadas. O mesmo percorre 59 km por todos as redondezas de Calgary, através de duas linhas, totalizando 45 estações. Ainda pensando em melhorar a malha ferroviária da cidade, está previsto o início da construção de uma nova linha de trem, com mais 28 novas estações, em 2020, com prazo para término em 2026. Este investimento está estimado em CAD$ 4.65 billhões. A cobertura de Calgary ficará então muito melhor e desafogará mais o trânsito.

Já a linha de ônibus, com 159 rotas disponíveis, cerca todo o restante de Calgary que o trem não alcança. Disponível dentro dos bairros e também nos grandes centros, é confortável, limpo e passa na hora marcada. O serviço cobra o valor de CAD$ 3,30 para ser utilizado por até 1h30, tanto no ônibus quanto no trem, quantas vezes você precisar. O valor pode parecer salgado ao transformamos para a moeda Real, mas ao longo do uso, percebe-se que é um valor justo frente ao que entrega. Caso seu uso seja frequente, existe a opção de comprar o passe mensal, com custo de CAD$ 103,00, que pode ser utilizado, quantas vezes necessário, pelo período de 1 mês.

A prefeitura oferece ainda um auxílio para quem possui baixa renda (classe social que esta muito cercada de atenção pelo governo). Neste caso bastaria aplicar por uma redução desta taxa de transporte junto à prefeitura.

Além disto, o percurso entre as 10 estações de trem, localizadas no centro de Calgary, tem sua circulação gratuita como forma de incentivar o uso do trem ao invés de carro, para evitar agravar o congestionamento que toma forma na hora do rush. São mais de 3.000 funcionários que trabalham envolvidos com o serviço de transporte, que hoje percorre 4.369 kilometros da cidade. Calgary sempre conta com planos de expansão pensando em seu crescimento sendo, atualmente, considerada como a cidade que mais cresce no Canadá.

Está chegando em Calgary pelo aeroporto internacional e achou o táxi muito caro? Para isto a prefeitura oferece uma linha exclusiva para levar os viajantes do aeroporto até o centro da cidade, a um custo de CAD$ 10,50, e ainda concede o direito de usufruir também dos outros transportes públicos da cidade durante o decorrer do mesmo dia, sem pagar nenhum adicional.

Acessibilidade, segurança, limpeza e comunicação frequente com seus usuários fazem parte das características do transporte público de Calgary, e facilitam a adptação de um imigrante no Canadá. Através de um aplicativo, você pode acompanhar o horário que o ônibus ou o trem irá passar, todas as linhas disponíveis, simular rotas e ser informado de eventuais problemas. Não dá nem para usar desculpa para o chefe que chegou atrasado porque o ônibus demorou para passar.

Se ainda assim você não se convenceu de deixar o carro de lado e aderir ao transporte público, saiba que em Calgary você pode comprar carros bons a preços muito acessíveis, comparados aos do Brasil. Com CAD$ 3.000 você pode, por exemplo, comprar um Nissan Sentra 2007, com 140.000 km. Mas não se espante, devido à qualidade do asfalto, o desgaste do veículo é muito menor, aumentando sua durabilidade. Os carros aqui são mais rodados pelo fato de a população em geral morar afastada dos centros comerciais, além do que, os Calgarianos viajam com frequência para aproveitar os destinos desejados por muitos estrangeiros – as montanhas e lagos que cercam a região. Mas cuidado ao dirigir no inverno, com a neve, os asfaltos ficam bem escorregadios, e é fundamental ter os pneus adequados para a estação.

A vantagem de fazer sua imigração e vir morar e dirigir em Calgary, é, que além de um trânsito muito respeitoso onde o pedestre é prioridade, você não tem que se preocupar com as milhares de motos que existem no Brasil.

Apenas 0,37% da população utiliza este meio de transporte para se locomover e elas devem andar dentro da faixa, como mais um veículo. A passagem entre os carros é terminantemente proibida. Uma vida mais longa ao seu retrovisor!

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá:

https://entrycanada.com/quem-somos/
info@entrycanada.com

Texto: Melina Daleva

Fontes:
www.calgarytransit.ca
www.autotrader.ca
www.calgary.ca