Conheça o Programa de Imigração Canadense – Spousal Sponsorship e patrocine a residência permanente de seu cônjuge

Você está visualizando atualmente Conheça o Programa de Imigração Canadense – Spousal Sponsorship e patrocine a residência permanente de seu cônjuge

Um dos objetivos da imigração canadense é proporcionar unificação familiar. Desta forma, o departamento de imigração canadnese, IRCC – Immigration, Refugee and Citizenship Canada, possuí um programa de imigração voltado exclusivamente para cônjuges de cidadãos canadenses ou residentes permanentes que queiram se tornar residentes permanentes no Canadá – Spousal Sponsorship.

Posso ser um patrocinador “sponsor” e solicitar a residência permanente do meu cônjuge para o Canadá? 

Para você ser um patrocinador do programa Spousal Sponsorship e solicitar a residência permanente de seu cônjuge você precisa satisfazer alguns requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos
  • Ser um cidadão canadense ou residente permanente
  • Morar ou ter planos de morar no Canadá
  • Não receber assistencia social por motivos que não sejam de incapacidade
  • Ter condições financeiras para sustentar você, seu cônjuge e quaisquer filhos dependentes

 

Ao contrário de outros programas de imigração, o spousal sponsorship, não exige um valor financeiro mínimo a ser comprovado. Existem algumas exceções quando o processo inclui certos menores de idade. O patrocinador, no entanto, precisa comprovar que possui condições de arcar com gastos básicos, como os de moradia e alimentação. O patrocinador precisa ainda se comprometer a ser o responsável  financeiro de seu cônjuge por pelo menos 3 anos, após o cônjuge receber sua residência permanente.

Em alguns casos você não pode ser um patrocinador, listamos os mais comuns:

  • Você se tornou residente permanente, via spousal sponsorship, ha menos de 5 anos
  • Ainda é o responsável financeiro em um processo anterior de spousal sponsorship (3 anos ainda não se passaram)
  • Declarou falência financeira “bankruptcy” e ainda aguarda a quitação desta falência

 

Quem eu posso patrocinar em um processo de residência permanente?

Nesse artigo, abordamos, exclusivamente, o patrocinio de cônjuges. São aceitos:

  • Cônjuges casados legalmente
  • União estável
  • Relacionamento conjugal

Quando o cônjuge não é casado legalmente, documentos adicionais serão necessários para comprovar união estável ou relacionamento conjugal. Em uma união estável, o casal precisa comprovar que mora na mesma residência, como casal, por pelo menos 1 ano – 12 meses consecutivos. Em um relacionamento conjugal o casal está se relacionando durante pelo menos 1 ano mas não mora na mesma residência e país, devido a motivos legais e de imigração, como perseguição, orientação sexual, entre outros.

 

O programa Spousal Sponsorship possui 2 categorias:

  • Inland – processo analisado pelo immigration office no Canadá
  • Outland – processo analisado por um visa office fora do Canadá

Vários aspectos precisam ser levados em consideração ao escolhar o local de envio do seu processo.

Uma grande vantagem da categoria Inland é que o aplicante principal que tem status de residente temporário no Canadá (visitante, estudante ou trabalhador) pode solicitar uma permissão de trabalho temporária, enquanto aguarda seu processo de residência permanente ser finalizado. Neste caso, é recomendado que o aplicante prinicipal permaneça no país durante este processo.

Uma das vantanges da categoria Outland é a flexibilidade que o aplicante prinicpal tem para viajar, sair e entrar no Canadá, durante o processo.

 

Documentação

O programa Spousal Sponsorship, diferentemente de outros programas de imigração, leva em consideração a subjetividade do oficial de imigração. Ou seja, além de documentos que comprovem identidade, capacidade financeira, antecedentes criminais, entre outros, o governo exige a comprovação da genuinidade do relacionamento. Essa documentação irá variar de acordo com cada casal e seu histórico de relacionamento.

 

Perguntas frequentes:

Qual é o tempo de processamento do programa Spousal Sponsorship?

O tempo de processamento é de, aproximadamente, 12 meses.

Posso mudar a categoria do meu programa após já ter dado entrada?

Não, a não ser que você cancele seu processo e envie um novo. Por esta razão, é muito importante levar em consideração o seu perfil antes de decidir a categoria.

Preciso fazer entrevista pessoalmente junto ao governo?

Normalmente, entrevistas não são exigidas. No entanto, em alguns casos, o governo pode solicitar uma entrevista para se certificar de que o relacionamento é genuíno, ou caso queira verificar qualquer outra informação que ache necessária.

Preciso iniciar meu processo de spousal sponsorship assim que eu me caso com um canadense?

Não, porém, para você se tornar residente permanente você precisará iniciar o seu processo, caso contrário, poderá apenas entrar no país com status de residente temporário (estudante, trabalhador, visitante), caso você tenha este direito.

Sou casada ha varios anos e tenho filhos com meu marido canadense. Ainda assim preciso fazer o processo de spousal sponsorship?

Sim, a residência permanente não é automática para cônjuges de cidadãos canadense/residentes permanentes, independente de quanto tempo tenha se passado ou que haja filhos na relação.

 

É de extrema importância entender os requisitos do programa Spousal Sponsorship, bem como toda documentação exigida pelo governo, para aumentar suas chances de um processo de sucesso. Nós da Entry Canada temos vasta experiência com o programa Spousal Sponsorship e podemos ajudar.

Fale com a nossa consultora de imigração credenciada, agende uma consulta inicial e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck

Fonte: https://www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.html