Benefícios da Pré-Escola no Canadá para crianças de 2-5 anos

Você está visualizando atualmente Benefícios da Pré-Escola no Canadá para crianças de 2-5 anos
pré-escola no Canadá

A pré-escola no Canadá é voltada para crianças de 2 à 5 anos e, ao contrário da creche, conta com programas pedagógicos mais avançados e é considerada como uma preparação para o início da alfabetização. Explicamos mais sobre creches em nosso artigo: Creche no Canadá, Como Funciona?

A maioria das pré-escolas funciona de 2 a 3 vezes por semana. Algumas escolas, normalmente particulares, oferecem pré-escola. Existem creches que possuem turmas de pré-escola para a preparação dos maiores para a nova etapa.

Então saiba que, o sistema educacional no Canadá se divide nas seguintes etapas:

Daycare – Normalmente a partir de 12 ou 18 meses (5vezes por semana, full-time)

Pre-school – 2 à 5 anos

Kindergarten – A partir dos 5 anos

Grade 1-12  – A partir da grade 1, o ensino é full-time. Essas séries, por sua vez, se dividem em Elementary School (Grades 1-5 ou 6, dependendo da escola), Junior High (Grades 6 ou 7 a 9) e High School (Grades 10-12).

A pré-escola no Canadá equivale a Educacão Infantil no Brasil.

Mas, veja que, a escola apenas é pública a partir do Kindergarten. Antes disso, pais que desejam ter seus filhos em creche ou pré-escola, precisam arcar com estas dispesas.

Entrevistamos a Karina Carvalho, empreendedora brasileira, criadora e diretora da pré-escola Free To Be Kidz Preschool, em Calgary, Alberta.

Karina mora no Canadá ha 11 anos e é cidadã brasileira e canadense. Ela é formada em Pedagogia, além de ter especialização em alfabetização e educação infantil. Ela veio para o Canadá em 2008 como estudante e seu marido com o visto de trabalho. A Karina explica diferenças importantes sobre o ensino infantil no Canadá versus o Brasileiro, bem como algumas das caracteristicas adotadas por sua pré-escola. Aproveitamos a oportunidade da entrevista para saber como ela obteve a certificação canadense, a qual lhe permite trabalhar nesta área de ensino.

Como foi a sua trajetória com o ensino infantil?

Bem, sempre desde menina, ensinar era uma das minhas brincadeiras favoritas. Educação de criancas pequenas é realmente uma paixão minha. Desde de que comecei a ensinar, estava claro pra mim, que pré-escola era a minha área de atuação. Fui professora e logo depois, supervisora por muitos anos, de uma pré-escola renomada na minha cidade.

Quando vim para o Canadá, meu primeiro negócio aqui foi a escolinha de Português para filhos de brasileiros ( o Tin Doh Leh Leh). Comecei a escolinha com o objetivo de mater a lingua portuguesa viva com meus próprios filhos (que estavam com 7 anos na época). Comecei o Tin Doh leh Leh em 2010 e fui ganhando credibilidade e confiança no meu trabalho por parte das familias brasileiras.

Em 2016 comecei a trabalhar em uma pré-escola canadense, o que me permitiu interagir com crianças de famílias canadenses e de outras nacionalidades também. Embora a pré-escola aqui seja um pouco diferente das pré-escolas brasileiras, eu me adaptei rápido mas nao abandonei meu jeito brasileiro de ensinar. Isso fez com que a confiança e respeito ao meu trabalho também crescessem dentro desse novo contexto.

Como surgiu a ideia de abrir seu próprio negócio voltado para crianças?

Em 2017/ 2018, tive oportunidade de conhecer outros profissionais que fazem acompanhamentos temporários à crianças da pré-escola que precisam de alguma intervenção (fonaudiologos ou pedagogos) e alguns deles coincidentemente vieram me perguntar porque eu nao abria minha própria pré-escola.

Uma dessas pessoas fez elogios pontuais ao meu trabalho, à rotina das criancas e transição das atividades, organização do espaco, atividades,etc. Como esses profissionais costumam trabalhar em diferentes escolas na cidade, esses elogios tiveram um peso muito grande pra mim. Na verdade, eles foram um grande encorajador. Como imigrante, como brasileira, isso representou muito, muito mesmo. Como eu, imigrante iria abrir uma pré-escola e concorrer com os próprios canadenses? Parecia algo ousado demais pra mim.

Em julho de 2019, pedi demissão da escola e comecei a dar os passos para comecar a Free To Be Kidz Preschool. Decidi que a Free To Be Kidz seria a escola dos meus sonhos, oferecendo um ensino de alta qualidade, que respeita a criança e os interesses e  tempo dela, além de oferecer aulas em português, inglês e espanho, com o toque de afetividade a alegria característico dos brasileiros.

Você precisa de alguma certificação especial para prestar este serviço no Canadá?

Sim, para ensinar na área de Preschool e/ou day care (creches) você precisa de uma certificação especifica (Child Development Assistant ou Level 1,  Child Development Worker ou  Level 2, ou ainda Child Development Supervisor ou Level 3). O L1 é o assistente de professor, o L2 pode ensinar e o L3 pode ensinar, ser supervisor, diretor ou proprietário da creche ou pré-escola.

Como foi o seu processo de equivalência?

Para obter estas certificações você pode fazer um curso em Early Childhood Education em algum College aqui no Canada e eles têm entre 1 a 2 anos de duração, dependendo do nível almejado. Você pode também solicitar uma análise do seu diploma de educação ou áreas relacionadas com o desenvolvimento infantil e ver se você é elegivel a alguns desses certificados citados acima. Eu fiz por esse processo.

Em primeiro lugar enviei meu diploma para o escritório do Governo de Alberta em Edmonton- AB (Alberta Child Care Staff Certification Office/ Alberta Children’s Service), que é o orgão que faz o reconhecimento dos diplomas de educação.

Logo após, recebi o L1 e fui informada que eu poderia aplicar para os demais níveis, mas que eu teria que seguir os procedimentos explicados no website deles (https://www.alberta.ca/child-care-staff-certification.aspx).

Recebi o L1 em um mês, os outros dois níveis levam mais  tempo, uma vez que é necessario provar proficência no inglês, através de um exame. Entre as exigências, o candidato precisa enviar o diploma diretamente da universidade  para o escritório deles em Edmonton com tradução por tradutor juramentado em Alberta.

Esta tudo bem explicado no website deles. Acredito que em aproximadamente 3 meses recebi o L3. Mas acho importante ressaltar que cada província tem seu próprio processo.

A sua escola é em inglês com aulas de espanhol e português?

Isso, oferecemos as três línguas.  Os pais podem optar por uma ou mais línguas e escolher os dias e horários (am/pm). Caso tenham interesse,  a agenda das aulas está bem explicada no nosso website.

Quais são as diferenças principais do sistema de pré-escola brasileiro para o canadense?

São diferentes mas os dois sistemas tem pontos fortes e fracos na minha opinião.

Uma das principais diferenças é a formação dos professores. No Brasil o professor precisa ter um diploma de 4 a 5 anos de curso. Mas como a concorrência é grande entre os professores e entre as próprias escolas particulares, eles precisam investir e muito na sua formação. Por isso, um professor de educação infantil no Brasil tem que ter além da graduação, uma especialização, no mínimo. Muitos deles fazem mestrado ou doutorado porque é uma questão de sobrevivência.

A própria escola é um espaço de formação para os professores, pois investem em grupos de estudos e cursos periódicos ao longo do ano.

Pré-Escola no Canadá

Aqui no Canadá, o profissional se forma em um programa técnico e precisa obter suas certificações, que dão, na minha opinião, um conhecimento mais geral, mais básico do ensino infantil.

Por exemplo, para esclarecer outra diferença que vejo da pré-escola no Canadá, e que neste aspecto a cultura canadense está na frente, é ausência da pressão para aprender a ler e escrever até os 5 anos de idade.  Aqui, a pré-escola é um lugar para a criança ter um tempo para brincar e se socializar com outras crianças. A duração das aulas são entre 2,5 – 3 horas por período e as mães escolhem se querem 2, 3 ou 5 vezes por semana. No Brasil a duração das aulas é maior, geralmente em torno de 4 horas, cinco dias por semana.  Podemos encontrar também aqui escolas que fogem a essa regra.

Pré-escola no Canadá e pré-escola no Brasil

Ou seja, já no Brasil, por conta do vestibular, as escolas são extremamente competitivas, e a pressão por um ensino preparatório para este evento único na vida do adolescente se reflete lá na pré-escola com uma antecipação desnecessária e perigosa de conteúdos e uma pressão enorme para aprender a ler e escrever até os 5 anos de idade (contra o “a partir dos 5 anos de idade” aqui).

Percebe a diferença? Aqui na pré-escola no Canadá as crianças tem mais tempo para brincar, para explorar todos os sentidos através de atividades sensorio-motoras e por isso são bastante estimuladas nestas áreas, no momento em que elas mais precisam disso. O currículo pré-escolar no Canada prevê de um modo geral,  a aprendizagem do básico, letras, números, contar, cantar musicas infantis, ouvir historinhas e artes.

Por exemplo, já existem inúmeras escolas no Brasil que defendem a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, algumas delas são inclusive fontes de inspiração e pesquisa para mim. Mas o Sistema tradicional e vestibulesco ainda é muito forte lá.

Qual a diferença do seu método para o método de uma escola tradicional canadense, da pré-escola no Canadá?

Saiba que, a Free To Be Kidz é uma pré-escola no Canadá que adota uma filosofia de Ensino inspirada em Reggio, conhecida como Abordagem de Reggio Emilia. Reggio Emilia é uma pequena cidade no nordeste da Italia e suas escolas municipais são conhecidas internacionalmente como um centro de referência e formação de professores no mundo inteiro.

De acordo com esta filosofia, a Free to be Kidz trabalha visando proporcionar para as crianças os tópicos listados abaixo:

  • Formacão do Cidadão

    – Buscamos a formação de cidadãos ativos e conscientes do seu papel na sociedade. Para isto, trabalhamos muito em grupos, com projetos e reforçamos a resolução de conflitos juntos.

  • Parceria com as familias

    – Os pais sao bem vindos a entrarem na nossa escola quando quiserem, a darem sugestões, a voluntariarem e acompanharem o dia-a-dia dos filhos na escola. Usamos também um aplicativo (onde são postados vídeos e fotos das crianças durante as atividades) para os pais poderem participar do dia-a-dia das crianças nem que seja de forma virtual.

  • A Visão de Criança

    – Acreditamos que cada criança é única, que um tem caractrísticas e potencial próprio que precisa ser incentivado e desenvolvido. Incentivamos a criança a pensar e a buscar as respostas por si só em vez de memorizar, a criar em vez de copiar, damo-lhes voz para expressarem suas próprias ideias e estilos de aprendizagem.

  • Programa

    – Oferecemos atividades variadas dentro das diferentes áreas de conhecimento, para que as crianças possam experimentá-las, testá-las e assim , irem descobrindo-se e desenvolvendo-se. Nós usamos o currículo de Alberta para pré-escolas como uma guia de referência para as atividades propostas, mas tambem damos muita importância aos interesses das crianças e a partir deles vamos trazendo a matemática, a linguagem, a ciência, a arte para dentro destes temas de interesses. Desta forma temos o que chamamos no meio pedagógico, de aprendizagem significativa.

  • Valorização da Brincadeira

    – Esta é uma caracteristica do nosso programa que considero super importante, a valorização da brincadeira e oferta de “open-ended” materials (materiais reciclados) para a brincadeiras das criancas. Incentivamos bastante a brincadeira criativa, onde a criança possa utilizar os materias reciclados. Desta forma, a criança desenvolve as diferentes áreas do seu intelecto.

Pré-escola no Canadá | Free To Be Kidz

Então veja, a Free To Be Kidz trabalha todas as áreas de uma escola tradicional porém de uma forma em que a criança passa a ser parte do próprio currículo, trabalhando de acordo com o ritmo e potencial e interesses dela.

Caso tenha interesse em matricular seu filho na Free To Be Kidz Preschool em Calgary, Alberta, ou queira mais informações, entre em contato diretamente com a Karina Carvalho.

www.freetobekidz.ca

contato@freetobekidz.ca

Facebook e Instagram – @freetobekidz

Telefone – 587.287.8907

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá:

https://entrycanada.com/quem-somos/

info@entrycanada.com